favicon

Climatização

Climatização de Piscinas

A escolha do sistema de aquecimento vai depender fundamentalmente do tipo de utilização que pretendemos dar à piscina.

Bomba de Calor

Bomba de calor torna-se a solução perfeita para quem quer ter sempre a piscina disponível, capaz de manter a água da piscina à temperatura desejada, tanto de verão como de Inverno.

Desde que a temperatura ambiente esteja acima dos 5 graus, este equipamento consegue captar calor ao ambiente e transmitir esse calor à água com um consumo mínimo de energia elétrica. Quanto mais calor estiver no ambiente maior será o aporte de calor à água da piscina. Em condições normais, por cada kw de energia consumido são restituídos entre 4 a 6,5 kw de energia calorífica à água.

De forma a obter o máximo proveito da bomba de calor, esta deve ser posta a trabalhar nas horas de maior calor, principalmente durante o período do Inverno.

 Dado o seu modo de funcionamento, este equipamento tem que ser instalado ao ar livre.

Desumidificação

Quando se trata de piscinas interiores, é fundamental prever um sistema de desumidificação de forma a manter um ambiente confortável e a manter a estrutura do edifício em boas condições tanto físicas como higiénicas e sanitárias.

A capacidade de desumidificação necessária é calculada em função de vários parâmetros, nomeadamente do volume de água da piscina, dos m2 de espelho de água, da temperatura desejada da água da piscina e do ambiente, do volume de ar do recinto, das características das superfícies do edifício, etc.

Existem basicamente dois tipos de desumidificadores: Os desumidificadores compactos e os de conduta.

Os desumidificadores de conduta são a melhor solução uma vez que através da conduta se consegue insuflar o ar quente e seco nas zonas mais sensíveis, ou seja, 

nas zonas envidraçadas que confrontam com o exterior. O sistema de desumidificação deverá ser calculado e projetado antes do início da obra de forma a prever a passagem das condutas.

No caso em que não seja possível a passagem das condutas, tem que se optar pelo desumidificador compacto, o qual, embora garanta um ambiente confortável, poderá não garantir a 100% o surgimento de condensações nos vidros que estão mais afastados do aparelho, em dias de frio.